segunda-feira, 1 de agosto de 2022

E essa situação, não é a mesma que vivemos até hoje?

 


Em uma velha piada da antiga República Democrática Alemã, um trabalhador alemão consegue um emprego na Sibéria; sabendo que todas as suas correspondências serão lidas pelos censores, ele diz para os amigos: “Vamos combinar um código: se vocês receberem uma carta minha escrita com tinta azul, ela é verdadeira; se a tinta for vermelha, é falsa”. 

Depois de um mês, os amigos receberam a primeira carta, escrita em azul: “Tudo é uma maravilha por aqui: os estoques estão cheios, a comida é abundante, os apartamentos são amplos e aquecidos, os cinemas exibem filmes ocidentais, há mulheres lindas prontas para um romance – a única coisa que não temos é tinta vermelha.” 

E essa situação, não é a mesma que vivemos até hoje? 

Temos toda a liberdade que desejamos – a única coisa que falta é a “tinta vermelha”: nós nos “sentimos livres” porque somos desprovidos da linguagem para articular nossa falta de liberdade. O que a falta de tinta vermelha significa é que, hoje, todos os principais termos que usamos para designar o conflito atual – “guerra ao terror”, “democracia e liberdade”, “direitos humanos” etc. etc. – são termos falsos que mistificam nossa percepção da situação em vez de permitir que pensemos nela.

Slavoj Žižek

 

segunda-feira, 11 de julho de 2022

De tanto ver, a gente banaliza o olhar

 

"De tanto ver, a gente banaliza o olhar", escreveu o jornalista Otto Lara Resende

 


Vê, não vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.

 

Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê.

 

Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer. Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima ideia. Em 32 anos, nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer.

 

Se um dia no seu lugar estivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver.

 

Gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos. Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso exige muito. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos.

 

É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.

 

Aprecie as pequenas coisas da vida, porque um dia você poderá, ao olhar para trás, descobrir que elas fizeram uma grande diferença."


 

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Diz uma antiga fábula...

 



Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato.

Um mágico teve pena dele e o transformou em gato.

Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em pantera.

Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas o mágico desistiu.

Transformou-o em camundongo novamente e disse: Nada que eu faça por você vai ajuda-lo por que você tem a coragem de um camundongo.

"Coragem não é a ausência de medo, mas sim, a capacidade de avançar apesar do medo"

Numa vila da Grécia!

 


Numa vila da Grécia vivia um sábio famoso por saber sempre a resposta para todas as perguntas que lhe fossem feitas. Um dia, um jovem adolescente, com um amigo, disse:

- Eu acho que sei como enganar o sábio! Vou pegar um passarinho e o levarei dentro das minhas mãos até o sábio. Então perguntarei a ele se o passarinho está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, esmagarei o passarinho, mato-o e o deixarei cair no chão. Se ele disser que está morto, abro a mão e ele sai voando.

Assim, o jovem chegou perto do sábio e fez a pergunta:

- Sábio, o passarinho que está em minha mão está vivo ou morto?

O sábio olhou para o rapaz e disse:

- Jovem, a resposta está em suas mãos!

Assim é a vida. Independente de qualquer coisa o sucesso esteve e estará sempre em suas mãos. Você decide!

 

Texto muito bom para reflexão sobre os atos de vandalismo pelo vandalismo tão comuns em nosso dia a dia!

 



A teoria da janela quebrada teve como suporte uma experiência feita pelo psicólogo americano Philip Zimbardo, que consistiu em deixar um carro em um bairro de classe alta e outro em um bairro de classe baixa da Califórnia. O carro deixado no bairro de classe baixa foi imediatamente danificado. Já o carro deixado no bairro de classe alta, durante a primeira semana, permaneceu intacto, não tendo sido danificado nem deteriorado por ninguém. Contudo, após quebrarem uma janela do carro, este passou a ser danificado e vandalizado pela população local.

 

Dessa experiência, chegou-se a conclusão de que não só a pobreza é causa do aumento da criminalidade, mas também o descaso aos atos de desordem e vandalismo. Assim, verificou-se que as normas sociais de convívio em sociedade são totalmente ignoradas quando as pessoas percebem que ninguém se importa com os atos de vandalismo. Bastou quebrar uma janela do carro e as pessoas perceberem que ninguém se importou que todos imediatamente começaram a danificar todo o carro.

 

Em síntese, a teoria da janela quebrada expressava que caso a população e as autoridades públicas não se preocupassem com os pequenos atos de marginalidade, como o ato de quebrar a janela de um prédio, induziria as pessoas a acreditarem que naquele local ninguém se importa com a desordem pública, o que levaria a prática de delitos mais graves naquele local. Os delitos de maior ofensividade surgem em consequência da não reprimenda aos atos de desordem e aos pequenos delitos.

 

Dessa forma, a teoria da janela quebrada esclarece como devem ser combatidos os altos índices de criminalidade em um local: passando-se a repreender e conter os pequenos atos de criminalidade e vandalismo, além do policiamento comunitário, que possui grande papel na prevenção de crimes.

 

Anos mais tarde (e baseado nesse estudo) se implantou a operação Tolerância Zero em Nova York, reduzindo drasticamente a violência na cidade.

 


quarta-feira, 22 de junho de 2022

O burro disse ao tigre!

 


O burro disse ao tigre:

- ′′ A grama é azul ".

O tigre respondeu:

- ′′ Não, a grama é verde ".

A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-lo a uma arbitragem, e para isso concorreram perante o leão, o Rei da Selva.

Já antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o burro começou a gritar:

- ′′ Sua Alteza, é verdade que a grama é azul?".

O leão respondeu:

- ′′ Certo, a grama é azul ".

O burro se apressou e continuou:

- ′′ O tigre discorda de mim e me contradiz e incomoda, por favor, castigue-o ".

O rei então declarou:

- ′′ O tigre será punido com 5 anos de silêncio ".

O burro pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo:

- ′′ A grama é azul "...

O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao leão:

- ′′ Vossa Majestade, por que me castigou?, afinal a relva é verde ".

O leão respondeu:

- ′′ Na verdade, a grama é verde ".

O tigre perguntou:

- ′′ Então, por que você me pune?".

O leão respondeu:

- ′′ Isso não tem nada a ver com a pergunta de se a grama é azul ou verde O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta ".

A pior perda de tempo é discutir com o tolo e fã que não se importa com a verdade ou realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido... Há pessoas que por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que Desejam ter razão mesmo que não tenham.

Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais.

 

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Revivendo Pitacos Políticos

 28/04/2017

Vamos lá. Tá certo que tudo na vida é uma via de mão dupla. Um dos grandes cabos eleitorais do Lulinha Paz e Amor foi a Rede Globo. Até seus artistas principais foram liberados para fazer um vídeo cantando Lulalá! A Globo tinha seus interesses. Não importa. Foi um valioso cabo eleitoral. Agora, por qualquer coisinha, a esquerdopata e os seguidores do Lula Conselheiro, primo de Antonio, pegam ardorosamente no pé da Globo. Por exemplo, ontem no Jornal Nacional não houve nenhuma menção à greve geral de hoje. Já caíram de pau na Globo mais uma vez porque ela não "propagandeou" a greve e hoje passou a manhã inteira falando dos transtornos da greve. Vamos a outra rede de televisão. A do Sílvio Santos. Sílvio sempre foi o maior puxa saco dos governantes, não importa a ideologia governista. Nos tempos da ditadura, passava um documentário em seu programa dominical intitulado "A Semana do Presidente"!. Nesse documentário os generais iam e vinham inaugurando obras e posavam em cerimônias sempre aplaudidos. Ao final do documentário, Sílvio pedia aplausos às suas "colegas de trabalho/platéia". Recentemente, em público, Sílvio fez umas indiretas hilárias a dois jornalistas da casa, para não falarem de política. Tudo que passa na Globo, sobre notícias políticas, também passa na Record e na Bandeirantes. E, as vezes, com mais ênfase. Por que só a Globo é atacada. Agora que o PHA está sem dinheiro para seu blog e "deixando silenciosamente" sua manifestação política anterior, vamos ver se a Record também será atacada! Até que ponto essa greve geral fajuta e seletiva será importante para as reformas em andamento. Lula queria fazer reforma trabalhista em 2006 e depois desistiu. A única maneira de fazer pressão verdadeira na enojada classe política brasileira é botar um milhão de pessoas ou mais em torno do congresso, em dia de trabalho interno. Ninguém entra e ninguém sai. Se o Galo da Madrugada consegue porque o Bloco do Pacotão não consegue? Só assim a intimidação viria. A molecada adorou esse feriadão de quatro dias!

...

Acabo de ouvir a comentarista política de GloboNews, Cristiana Lôbo, informando que a quase ex-presidente Dilma Rousseff avisou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que pretende, após ser afastada do cargo (o que ocorrerá daqui a uns 15 dias aproximadamente), não só continuar residindo no Palácio da Alvorada (com direito a numeroso staff para servir Sua ex-Excelência), como manter à sua disposição O AVIÃO PRESIDENCIAL.

A aeronave servirá para transportá-la a Porto Alegre quando quiser visitar a família e (segura essa aí, meu amigo) a diversos lugares do país para participar de atos políticos de protesto contra Temer já programados pelo PT.

Ah sim: Dilma informou ainda que, se o avião estiver sendo usado por Temer quando ela dele precisar, madame Rousseff exige que uma segunda aeronave da FAB seja providenciada.

Viu como é importante você pagar amanhã o seu imposto de renda, amigo? Não vá esquecer, hein?

...

Há 3 anos o Brasil necessitava de mão de obra e abriu os portos para a contratação de estrangeiros. O que significa 3 anos na história de um país? Nada. Três anos depois temos quase 11 milhões de desempregados e uma massa emergente em busca do primeiro emprego. Depois das últimas eleições presidenciais nos transformamos em outro país, vítima de uma gestão econômica populista e desastrosa. Não venham me falar de golpe, mas sim, de demissão por justa causa. Como diria o último da fila no Largo de São Bento: Não importa se é direita ou esquerda, o que eu quero é meu emprego de volta,...

...