quinta-feira, 30 de junho de 2022

Numa vila da Grécia!

 


Numa vila da Grécia vivia um sábio famoso por saber sempre a resposta para todas as perguntas que lhe fossem feitas. Um dia, um jovem adolescente, com um amigo, disse:

- Eu acho que sei como enganar o sábio! Vou pegar um passarinho e o levarei dentro das minhas mãos até o sábio. Então perguntarei a ele se o passarinho está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, esmagarei o passarinho, mato-o e o deixarei cair no chão. Se ele disser que está morto, abro a mão e ele sai voando.

Assim, o jovem chegou perto do sábio e fez a pergunta:

- Sábio, o passarinho que está em minha mão está vivo ou morto?

O sábio olhou para o rapaz e disse:

- Jovem, a resposta está em suas mãos!

Assim é a vida. Independente de qualquer coisa o sucesso esteve e estará sempre em suas mãos. Você decide!

 

Texto muito bom para reflexão sobre os atos de vandalismo pelo vandalismo tão comuns em nosso dia a dia!

 



A teoria da janela quebrada teve como suporte uma experiência feita pelo psicólogo americano Philip Zimbardo, que consistiu em deixar um carro em um bairro de classe alta e outro em um bairro de classe baixa da Califórnia. O carro deixado no bairro de classe baixa foi imediatamente danificado. Já o carro deixado no bairro de classe alta, durante a primeira semana, permaneceu intacto, não tendo sido danificado nem deteriorado por ninguém. Contudo, após quebrarem uma janela do carro, este passou a ser danificado e vandalizado pela população local.

 

Dessa experiência, chegou-se a conclusão de que não só a pobreza é causa do aumento da criminalidade, mas também o descaso aos atos de desordem e vandalismo. Assim, verificou-se que as normas sociais de convívio em sociedade são totalmente ignoradas quando as pessoas percebem que ninguém se importa com os atos de vandalismo. Bastou quebrar uma janela do carro e as pessoas perceberem que ninguém se importou que todos imediatamente começaram a danificar todo o carro.

 

Em síntese, a teoria da janela quebrada expressava que caso a população e as autoridades públicas não se preocupassem com os pequenos atos de marginalidade, como o ato de quebrar a janela de um prédio, induziria as pessoas a acreditarem que naquele local ninguém se importa com a desordem pública, o que levaria a prática de delitos mais graves naquele local. Os delitos de maior ofensividade surgem em consequência da não reprimenda aos atos de desordem e aos pequenos delitos.

 

Dessa forma, a teoria da janela quebrada esclarece como devem ser combatidos os altos índices de criminalidade em um local: passando-se a repreender e conter os pequenos atos de criminalidade e vandalismo, além do policiamento comunitário, que possui grande papel na prevenção de crimes.

 

Anos mais tarde (e baseado nesse estudo) se implantou a operação Tolerância Zero em Nova York, reduzindo drasticamente a violência na cidade.

 


quarta-feira, 22 de junho de 2022

O burro disse ao tigre!

 


O burro disse ao tigre:

- ′′ A grama é azul ".

O tigre respondeu:

- ′′ Não, a grama é verde ".

A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-lo a uma arbitragem, e para isso concorreram perante o leão, o Rei da Selva.

Já antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o burro começou a gritar:

- ′′ Sua Alteza, é verdade que a grama é azul?".

O leão respondeu:

- ′′ Certo, a grama é azul ".

O burro se apressou e continuou:

- ′′ O tigre discorda de mim e me contradiz e incomoda, por favor, castigue-o ".

O rei então declarou:

- ′′ O tigre será punido com 5 anos de silêncio ".

O burro pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo:

- ′′ A grama é azul "...

O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao leão:

- ′′ Vossa Majestade, por que me castigou?, afinal a relva é verde ".

O leão respondeu:

- ′′ Na verdade, a grama é verde ".

O tigre perguntou:

- ′′ Então, por que você me pune?".

O leão respondeu:

- ′′ Isso não tem nada a ver com a pergunta de se a grama é azul ou verde O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta ".

A pior perda de tempo é discutir com o tolo e fã que não se importa com a verdade ou realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido... Há pessoas que por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que Desejam ter razão mesmo que não tenham.

Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais.

 

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Revivendo Pitacos Políticos

 28/04/2017

Vamos lá. Tá certo que tudo na vida é uma via de mão dupla. Um dos grandes cabos eleitorais do Lulinha Paz e Amor foi a Rede Globo. Até seus artistas principais foram liberados para fazer um vídeo cantando Lulalá! A Globo tinha seus interesses. Não importa. Foi um valioso cabo eleitoral. Agora, por qualquer coisinha, a esquerdopata e os seguidores do Lula Conselheiro, primo de Antonio, pegam ardorosamente no pé da Globo. Por exemplo, ontem no Jornal Nacional não houve nenhuma menção à greve geral de hoje. Já caíram de pau na Globo mais uma vez porque ela não "propagandeou" a greve e hoje passou a manhã inteira falando dos transtornos da greve. Vamos a outra rede de televisão. A do Sílvio Santos. Sílvio sempre foi o maior puxa saco dos governantes, não importa a ideologia governista. Nos tempos da ditadura, passava um documentário em seu programa dominical intitulado "A Semana do Presidente"!. Nesse documentário os generais iam e vinham inaugurando obras e posavam em cerimônias sempre aplaudidos. Ao final do documentário, Sílvio pedia aplausos às suas "colegas de trabalho/platéia". Recentemente, em público, Sílvio fez umas indiretas hilárias a dois jornalistas da casa, para não falarem de política. Tudo que passa na Globo, sobre notícias políticas, também passa na Record e na Bandeirantes. E, as vezes, com mais ênfase. Por que só a Globo é atacada. Agora que o PHA está sem dinheiro para seu blog e "deixando silenciosamente" sua manifestação política anterior, vamos ver se a Record também será atacada! Até que ponto essa greve geral fajuta e seletiva será importante para as reformas em andamento. Lula queria fazer reforma trabalhista em 2006 e depois desistiu. A única maneira de fazer pressão verdadeira na enojada classe política brasileira é botar um milhão de pessoas ou mais em torno do congresso, em dia de trabalho interno. Ninguém entra e ninguém sai. Se o Galo da Madrugada consegue porque o Bloco do Pacotão não consegue? Só assim a intimidação viria. A molecada adorou esse feriadão de quatro dias!

...

Acabo de ouvir a comentarista política de GloboNews, Cristiana Lôbo, informando que a quase ex-presidente Dilma Rousseff avisou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que pretende, após ser afastada do cargo (o que ocorrerá daqui a uns 15 dias aproximadamente), não só continuar residindo no Palácio da Alvorada (com direito a numeroso staff para servir Sua ex-Excelência), como manter à sua disposição O AVIÃO PRESIDENCIAL.

A aeronave servirá para transportá-la a Porto Alegre quando quiser visitar a família e (segura essa aí, meu amigo) a diversos lugares do país para participar de atos políticos de protesto contra Temer já programados pelo PT.

Ah sim: Dilma informou ainda que, se o avião estiver sendo usado por Temer quando ela dele precisar, madame Rousseff exige que uma segunda aeronave da FAB seja providenciada.

Viu como é importante você pagar amanhã o seu imposto de renda, amigo? Não vá esquecer, hein?

...

Há 3 anos o Brasil necessitava de mão de obra e abriu os portos para a contratação de estrangeiros. O que significa 3 anos na história de um país? Nada. Três anos depois temos quase 11 milhões de desempregados e uma massa emergente em busca do primeiro emprego. Depois das últimas eleições presidenciais nos transformamos em outro país, vítima de uma gestão econômica populista e desastrosa. Não venham me falar de golpe, mas sim, de demissão por justa causa. Como diria o último da fila no Largo de São Bento: Não importa se é direita ou esquerda, o que eu quero é meu emprego de volta,...

... 

sábado, 16 de abril de 2022

Influenciador Digital!

 


Como diria o Hagar, todos ao bar para o acordo de paz!

 


Não entendo!!

 


Em 10 de maio de 17 Lula teve sua primeira audiência com o Juiz Moro. Os advogados do Lula com aguerrida combatividade, entraram com mais de 500 recursos. 

Advogados da melhor qualidade. Enquanto isso o STF assistia a tudo e turmas internas negavam tudo.

Lula foi condenado em primeira e segunda instância, esta por outros juízes. Os onze principais do STF a tudo assistiam, ouviam e analisavam com aval à condenação. 

Dois anos e pouco de prisão ao condenado. Repito, o STF a tudo assistia. 

Em uma seção, Carmem Lúcia, então presidente, deu o voto de minerva consolidando todas as análises e julgamentos feitos. Em 4 de dezembro de 2008, deu-se a negação do pedido de habeas corpus do Lula. 

Finalmente o homem foi solto. De repente, não mais que de repente tudo o que os onze do STF julgaram não tem mais validade. Descobriram que nada do que foi feito em Curitiba poderia ser feito em Curitiba. Vai entender os onze do STF!