quinta-feira, 30 de junho de 2022

Texto muito bom para reflexão sobre os atos de vandalismo pelo vandalismo tão comuns em nosso dia a dia!

 



A teoria da janela quebrada teve como suporte uma experiência feita pelo psicólogo americano Philip Zimbardo, que consistiu em deixar um carro em um bairro de classe alta e outro em um bairro de classe baixa da Califórnia. O carro deixado no bairro de classe baixa foi imediatamente danificado. Já o carro deixado no bairro de classe alta, durante a primeira semana, permaneceu intacto, não tendo sido danificado nem deteriorado por ninguém. Contudo, após quebrarem uma janela do carro, este passou a ser danificado e vandalizado pela população local.

 

Dessa experiência, chegou-se a conclusão de que não só a pobreza é causa do aumento da criminalidade, mas também o descaso aos atos de desordem e vandalismo. Assim, verificou-se que as normas sociais de convívio em sociedade são totalmente ignoradas quando as pessoas percebem que ninguém se importa com os atos de vandalismo. Bastou quebrar uma janela do carro e as pessoas perceberem que ninguém se importou que todos imediatamente começaram a danificar todo o carro.

 

Em síntese, a teoria da janela quebrada expressava que caso a população e as autoridades públicas não se preocupassem com os pequenos atos de marginalidade, como o ato de quebrar a janela de um prédio, induziria as pessoas a acreditarem que naquele local ninguém se importa com a desordem pública, o que levaria a prática de delitos mais graves naquele local. Os delitos de maior ofensividade surgem em consequência da não reprimenda aos atos de desordem e aos pequenos delitos.

 

Dessa forma, a teoria da janela quebrada esclarece como devem ser combatidos os altos índices de criminalidade em um local: passando-se a repreender e conter os pequenos atos de criminalidade e vandalismo, além do policiamento comunitário, que possui grande papel na prevenção de crimes.

 

Anos mais tarde (e baseado nesse estudo) se implantou a operação Tolerância Zero em Nova York, reduzindo drasticamente a violência na cidade.

 


quarta-feira, 22 de junho de 2022

O burro disse ao tigre!

 


O burro disse ao tigre:

- ′′ A grama é azul ".

O tigre respondeu:

- ′′ Não, a grama é verde ".

A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-lo a uma arbitragem, e para isso concorreram perante o leão, o Rei da Selva.

Já antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o burro começou a gritar:

- ′′ Sua Alteza, é verdade que a grama é azul?".

O leão respondeu:

- ′′ Certo, a grama é azul ".

O burro se apressou e continuou:

- ′′ O tigre discorda de mim e me contradiz e incomoda, por favor, castigue-o ".

O rei então declarou:

- ′′ O tigre será punido com 5 anos de silêncio ".

O burro pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo:

- ′′ A grama é azul "...

O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao leão:

- ′′ Vossa Majestade, por que me castigou?, afinal a relva é verde ".

O leão respondeu:

- ′′ Na verdade, a grama é verde ".

O tigre perguntou:

- ′′ Então, por que você me pune?".

O leão respondeu:

- ′′ Isso não tem nada a ver com a pergunta de se a grama é azul ou verde O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta ".

A pior perda de tempo é discutir com o tolo e fã que não se importa com a verdade ou realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido... Há pessoas que por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que Desejam ter razão mesmo que não tenham.

Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais.

 

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Revivendo Pitacos Políticos

 28/04/2017

Vamos lá. Tá certo que tudo na vida é uma via de mão dupla. Um dos grandes cabos eleitorais do Lulinha Paz e Amor foi a Rede Globo. Até seus artistas principais foram liberados para fazer um vídeo cantando Lulalá! A Globo tinha seus interesses. Não importa. Foi um valioso cabo eleitoral. Agora, por qualquer coisinha, a esquerdopata e os seguidores do Lula Conselheiro, primo de Antonio, pegam ardorosamente no pé da Globo. Por exemplo, ontem no Jornal Nacional não houve nenhuma menção à greve geral de hoje. Já caíram de pau na Globo mais uma vez porque ela não "propagandeou" a greve e hoje passou a manhã inteira falando dos transtornos da greve. Vamos a outra rede de televisão. A do Sílvio Santos. Sílvio sempre foi o maior puxa saco dos governantes, não importa a ideologia governista. Nos tempos da ditadura, passava um documentário em seu programa dominical intitulado "A Semana do Presidente"!. Nesse documentário os generais iam e vinham inaugurando obras e posavam em cerimônias sempre aplaudidos. Ao final do documentário, Sílvio pedia aplausos às suas "colegas de trabalho/platéia". Recentemente, em público, Sílvio fez umas indiretas hilárias a dois jornalistas da casa, para não falarem de política. Tudo que passa na Globo, sobre notícias políticas, também passa na Record e na Bandeirantes. E, as vezes, com mais ênfase. Por que só a Globo é atacada. Agora que o PHA está sem dinheiro para seu blog e "deixando silenciosamente" sua manifestação política anterior, vamos ver se a Record também será atacada! Até que ponto essa greve geral fajuta e seletiva será importante para as reformas em andamento. Lula queria fazer reforma trabalhista em 2006 e depois desistiu. A única maneira de fazer pressão verdadeira na enojada classe política brasileira é botar um milhão de pessoas ou mais em torno do congresso, em dia de trabalho interno. Ninguém entra e ninguém sai. Se o Galo da Madrugada consegue porque o Bloco do Pacotão não consegue? Só assim a intimidação viria. A molecada adorou esse feriadão de quatro dias!

...

Acabo de ouvir a comentarista política de GloboNews, Cristiana Lôbo, informando que a quase ex-presidente Dilma Rousseff avisou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que pretende, após ser afastada do cargo (o que ocorrerá daqui a uns 15 dias aproximadamente), não só continuar residindo no Palácio da Alvorada (com direito a numeroso staff para servir Sua ex-Excelência), como manter à sua disposição O AVIÃO PRESIDENCIAL.

A aeronave servirá para transportá-la a Porto Alegre quando quiser visitar a família e (segura essa aí, meu amigo) a diversos lugares do país para participar de atos políticos de protesto contra Temer já programados pelo PT.

Ah sim: Dilma informou ainda que, se o avião estiver sendo usado por Temer quando ela dele precisar, madame Rousseff exige que uma segunda aeronave da FAB seja providenciada.

Viu como é importante você pagar amanhã o seu imposto de renda, amigo? Não vá esquecer, hein?

...

Há 3 anos o Brasil necessitava de mão de obra e abriu os portos para a contratação de estrangeiros. O que significa 3 anos na história de um país? Nada. Três anos depois temos quase 11 milhões de desempregados e uma massa emergente em busca do primeiro emprego. Depois das últimas eleições presidenciais nos transformamos em outro país, vítima de uma gestão econômica populista e desastrosa. Não venham me falar de golpe, mas sim, de demissão por justa causa. Como diria o último da fila no Largo de São Bento: Não importa se é direita ou esquerda, o que eu quero é meu emprego de volta,...

... 

sábado, 16 de abril de 2022

Influenciador Digital!

 


Como diria o Hagar, todos ao bar para o acordo de paz!

 


Não entendo!!

 


Em 10 de maio de 17 Lula teve sua primeira audiência com o Juiz Moro. Os advogados do Lula com aguerrida combatividade, entraram com mais de 500 recursos. 

Advogados da melhor qualidade. Enquanto isso o STF assistia a tudo e turmas internas negavam tudo.

Lula foi condenado em primeira e segunda instância, esta por outros juízes. Os onze principais do STF a tudo assistiam, ouviam e analisavam com aval à condenação. 

Dois anos e pouco de prisão ao condenado. Repito, o STF a tudo assistia. 

Em uma seção, Carmem Lúcia, então presidente, deu o voto de minerva consolidando todas as análises e julgamentos feitos. Em 4 de dezembro de 2008, deu-se a negação do pedido de habeas corpus do Lula. 

Finalmente o homem foi solto. De repente, não mais que de repente tudo o que os onze do STF julgaram não tem mais validade. Descobriram que nada do que foi feito em Curitiba poderia ser feito em Curitiba. Vai entender os onze do STF!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Guerra desigual!

 

Sobre a invasão russa na Ucrânia tenho uma opinião muito particular. Primeiro,  nenhum exército estrangeiro vai apoias as forças locais para não aumentar ainda mais a possibilidade de uma grande guerra. Segundo, o exército ucraniano não tem a menor possibilidade militar de derrotar e conter a invasão. 

Não adianta encher as redes sociais de bandeirinhas azul e amarela pedindo a paz. Não funciona. O que adianta homenagem póstuma aos treze marinheiros fuzilados porque não se renderam ao navio de guerra russo. Treze marinheiros! Conforta muito à família receber medalhas de herói da pátria? Heróis? Treze coitados contra um exército dentro de um navio? Ao receber uma mensagem ameaçadora de um navio de guerra russo, 13 oficiais da guarda costeira ucraniana na Ilha das Serpentes, território da Ucrânia no Mar Negro, não mostraram sinais de que se renderiam, mesmo não tendo recursos para combater o desigual armamento do inimigo. 


Conclamar a população a lançar coquetéis molotov contra os russos mais parece guerra de torcidas. Creio que o melhor a fazer no momento, é a plena rendição da Ucrânia, bandeira branca, afim de evitar um massacre da população que os cenários de guerra projetam. 

Depois da rendição é outra questão.  Soldados americanos e da Otan se posicionam nos países vizinhos. Você crê que os russos invadiriam a Letônia ou Lituânia com soldados americanos e da Otan por lá. Claro que não. Agora, uma base miliar americana na Ucrânia é a mesma coisa que uma base miliar russa no México ou no Canadá. Isso se chama provocação. Após a rendição, com o menor número de mortos possíveis, continuariam as sanções e outras medidas até que a Rússia se pronuncie como tratará a Ucrânia.